A América do Sul até agora não foi representada em um evento de qualificação no International Floorball por nenhum país da região, mas os sinais apontam para essa mudança em um futuro próximo. As atenções se voltaram para o continente quando a Costa do Marfim se juntou às qualificações para o Campeonato Mundial Masculino em 2020, restando apenas um continente/área habitável (desculpe, a Antártida!) que não havia participado de um evento internacional masculino ou feminino da IFF.

O membro do Conselho Central da IFF, Carlos Lopez, da Espanha, realizou um webinar de desenvolvimento de floorball em março de 2021 com Argentina, Brasil, Chile e Colômbia. O webinar concentrou-se principalmente em informar os participantes sobre como o IFF funciona, que tipo de serviços membros o IFF tem e uma discussão conjunta sobre como desenvolver o floorball em diferentes países.

Conheça alguns dos países membros do IFF na América do Sul que têm o desejo de participar do Floorball internacionalmente:

Brasil

O Brasil é o único membro titular da IFF que alcançou esse status em 1999. Em setembro de 2021, a Associação Brasileira de Floorball (BFA) foi declarada “Oficialmente Reconhecida” pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), integrando um seleto grupo de confederações esportivas ser oficialmente reconhecido pelo COB. Este é um grande passo para o jogo internacional, podendo o BFA solicitar apoio para futuros projetos, eventos e programas do Comitê Olímpico Brasileiro e ajudar na maior divulgação do esporte no Brasil como um todo. Os organizadores mais ativos no Brasil são a Federação Paulista de Floorball (FPFb) que também é responsável pelo desenvolvimento do floorball no Estado de São Paulo, e filiada à Associação Brasileira de Floorball (BFA). Mais recentemente, eles tiveram seus campeonatos regionais por equipes regionais em novembro de 2021, em que competiram homens e mulheres, vencidos pela Paulistana. O último Campeonato Brasileiro de Floorball aconteceu no dia 27 de outubro de 2019, na cidade de Hortolândia com 10 equipes competindo de 4 estados diferentes. O Brasil é o país com a maior base de jogadores e equipes competindo na região da América do Sul e, portanto, o país com maior probabilidade de competir em um evento da IFF em um futuro próximo.

Argentina

A Argentina tornou-se um membro provisório da IFF em 2007. Inicialmente, eles mostraram grande interesse pelo floorball e até deveriam ser o primeiro país sul-americano a competir em um torneio internacional em 2008, quando se candidataram a um curinga para competir no WFC masculino 2008 C divisão na Eslováquia. Infelizmente, eles retiraram sua inscrição pouco antes do início do torneio. Desde então, o Floorball desacelerou um pouco com mais foco sendo deslocado para o hóquei em campo. Depois de participar do webinar no ano anterior, o interesse pelo floorball na Argentina permanece, com o objetivo de uma equipe internacional da Argentina competir em um evento da IFF um dia.

Colombia

A Colômbia se tornou o mais novo país a ingressar como membros provisórios do IFF, tornando-se o 75º país a fazê-lo em setembro de 2021. Como resultado, o Floorball ainda é muito novo no país e não possui ligas no país. Ele está sendo impulsionado por alguns indivíduos, como o presidente da Federação Colombiana de Floorball, Osneider Ortega Montenegro, que depois de participar de um curso introdutório de Floorball para professores de esportes se tornou um dos principais professores e representantes do Floorball na Colômbia. O Sr. Montenegro organizou muitas sessões de Floorball e pequenos torneios para crianças e adolescentes apresentando-os ao esporte pela primeira vez. Quando ele se interessou pelo Floorball e pela divulgação do jogo, ele não tinha nenhum equipamento, então decidiu fazer alguns palitos com as pernas das cadeiras. Essa dedicação e criatividade são incríveis de se ver e o Sr. Montengro, juntamente com a Federação Colombiana de Floorball, estão escolhendo mais para se concentrar em divulgar o jogo para jogadores mais jovens e fazer com que as crianças participem em vez de equipes nacionais adultas e competições internacionais.

Venezuela

A Venezuela tornou-se um membro provisório em 2017. Como a Colômbia, a Federação Venezuelana de Floorball é pequena em escala e a maior parte do trabalho no país em relação ao Floorball é realizada por um punhado de indivíduos. Eles também visam o crescimento do jogo através de treinamento e sessões para crianças e adolescentes de escolas ou clubes esportivos. Eles não estão se concentrando em competições internacionais atualmente e mais em estabelecer uma maior exposição e uma base de jogadores maior desde tenra idade. Espero que com o tempo, com maior interesse e mais oportunidades de treinamento e desenvolvimento, possam ser formados clubes e ligas a partir dos quais a seleção nacional possa começar a crescer!

Outros países da América do Sul, como Bolívia, Chile, Equador e Peru, tiveram alguns indivíduos manifestando interesse em promover e desenvolver o jogo em seus respectivos países. Embora não saibamos ao certo qual país será o primeiro a representar a região internacionalmente, em alguns lugares a paixão pelo Floorball está começando lentamente e esperamos que continue a crescer por muitos anos!