Com informações de Floorball Campinas

O ano de 2020 prometia muito para o floorball no Brasil, mas a pandemia COVID-19 exigiu a suspensão dos projetos e paciência para aguardar o momento certo e concretizar o que havia sido planejado.

No estado de São Paulo, um destes projetos era o retorno do Campeonato Paulista de Floorball, que não era organizado desde 2015. Mesmo após 1 ano de atraso, mais do que necessário pela situação que ainda permanece em 2021, o evento aconteceu e foi excelente!

Campeonato Paulista de Floorball 2021

A competição foi organizada pela Federação Paulista de Floorball e ocorreu em duas etapas : a etapa classificatória foi sediada em Campinas/SP no dia 16 e a etapa final foi disputada em Embu das Artes no dia 30 de outubro de 2021.

No total, participaram 7 equipes:

  • Floorball Arca (São Paulo/SP)
  • Paulistana (São Paulo/SP)
  • AD Floorball Curuçá (São Paulo/SP)
  • Floorgriffins (Mauá/SP)
  • Icebergs (Praia Grande/SP)
  • Invictus A (Campinas/SP)
  • Invictus B (Campinas/SP)

O formato de disputa

Na primeira fase, todas as equipes participam de 4 jogos definidos por sorteio, onde houve 4 rodadas de 3 jogos e uma complementar com apenas 2 jogos. As partidas foram compostas de 2 tempos de 10 minutos e acompanhadas por 2 árbitros. As 4 equipes que melhor pontuaram na primeira fase seguiram na disputa pelo título, enquanto as demais formaram um triangular para disputar o 5º lugar.

16/10 – Etapa Classificatória: Campinas

O reencontro das equipes paulistas em quadra foi um marco para a retomada das ações do floorball nacional, afinal a última competição oficial havia sido o Campeonato Brasileiro de Floorball em 2019. De forma paralela, AD Floorball Curuçá, FloorGriffins e Invictus participaram do 4º Festival de Floorball Sesc Santos, na qual os atletas Invictus A foram campeões. No entanto, a maioria das equipes precisou suspender os treinos por um bom tempo por causa da pandemia e a perspectiva de jogar o Paulista motivou o retorno dos atletas.

O local da primeira fase do evento foi o ginásio da Associação Atlética Banco do Brasil, cedido com apoio da Secretaria Municipal de Esportes de Campinas e intermediação do gabinete do vereador Juscelino da Barbarense para iniciar as conversas com o secretário Fernando Vanin e sua equipe.

Confira os resultados do dia:

30/10 – Etapa Final: Embu das Artes

As finais foram realizadas no Ginásio Municipal Hermínio Espósito na cidade de Embu das Artes, local cedido pela administração municipal com intermediação do vereador Betinho.

Na primeira semifinal, a equipe Paulistana surpreendeu com um jogo eficiente e organizado, superando o tradicional Floorball Arca pelo placar de 3 a 1 e classificando-se à final. A partida seguinte definiria o adversário do Paulistana entre Invictus A e Floorgriffins. Em um jogo difícil, empate por 1 a 1 e pênaltis. Na disputa, os treinos da Invictus A valeram a pena: gol de Danilo e 3 defesas do goleiro PC.