Depois de observar um aumento em 87% no número de pessoas que jogaram ao menos uma vez o floorball em 2019, em fevereiro de 2020, a Associação Brasileira de Floorball lançou um plano para levar essa experiência para 100.000 até 2023. Até então, dois dos pilares da estratégia estavam enraizados no envolvimento de grupos regionais e de educação através de eventos, mas com a pandemia de COVID-19, o plano foi reescrito e novas metas foram estabelecidas.

O principal resultado do novo plano é o Movimento #FloorballEmCasa (#FloorballAtHome), lançado com várias iniciativas, mas mantendo os mesmos objetivos do primeiro plano: aumentar o conhecimento do esporte, facilitar o acesso ao esporte, facilitar o acesso ao jogo, envolver multiplicadores e apoiar a comunidade de floorball existente.

Um dos principais esforços é a Promoção #FloorballEmCasa, que premia as pessoas que compartilharem pelo menos 26 fotos ou vídeos de si mesmas treinando em casa. Todos que alcançarem esse limiar ganharão um curso on-line e participarão de um sorteio de 2 tacos e 4 bolas. Já foram compartilhados mais de 100 conteúdos em 18 dias, e o número participantes engajados vem crescendo. “Os participantes são da comunidade do floorball, mas espera-se que os novatos surjam quando os ganharmos participação de influenciadores digitais e ampliarmos os comunicados à imprensa”, diz Rafael Pasqua, vice-presidente e responsável pelo marketing da Floorball Brasil.

Para os novatos no esporte, foi desenvolvido um material em formato de  curso on-line com fundamentos básicos e guias esportivos para orientar a prática em casa e a construção de equipamentos caseiros, no estilo DIY (“do it yourself“), sendo os principais deles: taco e bola. No que diz respeito à educação, os cursos que dão acesso ao sistema de licenças recém-lançado foram adaptados para o online e agora podem ser oferecidos nacionalmente. Para apoiar a comunidade do floorball contra a recessão econômica, os atletas têm prioridade em se tornarem parceiros comerciais na venda de cursos on-line. Uma loja online para a venda de equipamentos foi montada. Iniciativas para ajudar as escolas a introduzir o esporte, com conteúdo de classe, estão sendo desenvolvidas, assim como o acesso a  equipamentos novos ou caseiros.

“Foi muito trabalho para construir e implementar esse projeto, tendo a pandemia como pano de fundo, mas a nova equipe fez um ótimo trabalho e estamos ainda mais fortes e melhor preparados para manter o esporte em crescimento”, acredita Adriano Serafim, presidente da ABF. Esse novo plano também marca a chegada de novos diretores e assistentes, todos como voluntários.