Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 chegaram ao fim e mais uma vez não tiveram a presença do Floorball. Nesta publicação comentaremos sobre esta edição e sobre a relação do Floorball com as Olimpíadas

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos

Foram edições diferentes de todas as outras, a começar pela pandemia e a ausência de público. Mas foram também de feitos históricos, com recorde de participantes, melhores marcas mundiais, mais diversidade e um novo lema que ressalta a união.

Começando pelos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, 11 mil atletas estiveram em ação na capital japonesa, representando 205 países, além do time de refugiados, batendo o recorde para o maior número de países presentes em uma edição de Olimpíada. Já os Jogos Paralímpicos tiveram o maior número de atletas participantes da história: 4.400 competidores, de 162 países.

Dentros das arenas, não foi diferente. Na Olimpíada, foram 26 novos recordes mundiais estabelecidos, enquanto na Paralimpíada, 157 atletas quebraram as melhores marcas do mundo. Além disso, houve mais 299 novos recordes paralímpicos estabelecidos no Japão.

Diversidade

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 também foram marcados pela diversidade. Na Olimpíada, pela primeira vez na história, o número de atletas homens e mulheres foi quase igual, chegando a cerca de 51% e 49%, respectivamente. A expectativa é que em Paris 2024, haja de vez uma igualdade de gênero. Além disso, os Jogos tiveram número recorde de atletas LGBTQIA+. Nos Jogos Olímpicos, foram 182, enquanto na Paralimpíada, 28.

Novo lema

As Olímpiadas agora tem um novo lema: “Mais rápido, mais alto, mais forte – juntos”. Segundo o COB, o Comitê Olímpico Brasileiro, o lema antigo “Mais rápido, mais alto, mais forte” resumia a postura que um atleta precisa ter para alcançar seu objetivo. O novo lema, com a palavra “juntos” é uma adaptação aos nossos tempos, que inclui a reconstrução necessária em meio à pandemia do Covid-19.

Protocolos contra Covid-19

Para garantir Jogos seguros em meio à pandemia, várias etapas foram tomadas, incluindo a implementação de protocolos antes dos embarques e testes na chegada ao aeroporto. Além disso, houve gerenciamento de atividades e testes regulares durante o período de competições.

Tem espaço para o Floorball nas Olimpíadas?

Falando sobre Olimpíadas e Floorball, em resumo é que estamos cada vez mais perto mas ainda não há uma previsão do floorball nos Jogos Olímpicos.

A modalidade floorball já é reconhecida pelo COI, o Comitê Olímpico Internacional. E para aprofundar a conversa vamos falar sobre a estrutura da organização do esporte.

O COI e o COB

O COI, sendo a entidade que lidera o movimento olímpico tem, em cada país, um Comitê. No Brasil, o COB é a entidade responsável, como se define no site oficial:

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) é uma organização não governamental, filiada ao Comitê Olímpico Internacional (COI), que trabalha na gestão técnica, administrativa e política do esporte nacional. A missão do COB é desenvolver e representar com excelência o esporte de alto rendimento do Brasil, trabalhando na melhoria de resultados esportivos do Time Brasil, elevando a maturidade de gestão do COB e Confederações filiadas e fortalecendo a imagem do esporte olímpico brasileiro. É dever do COB ainda proteger e promover os valores olímpicos em território nacional.

As Confederações filiadas de cada esporte

No site do COB encontra-se as Confederações que representam cada modalidade e que estão organizadas em três categorias: Olímpicas, Reconhecidas e Vinculadas. As Confederações Olímpicas são as que já estão nos Jogos Olímpicos.

  • Olímpicas: Entidades nacionais de Administração do desporto cujo esportes são escolhidos pelo COI e Comitê Organizador para figurar no ciclo olímpico.
  • Reconhecidas: Entidades nacionais de administração do desporto filiadas à uma Federação Internacional reconhecida pelo COI.
  • Vinculadas: Entidades nacionais de administração do desporto com representação em Panamericanos, Sulamericanos ou outro evento que caiba a representação pelo COB e entidades nacionais de administração do desporto que já estiveram em ciclo olímpico.

A Associação Brasileira de Floorball está em vias de obter o reconhecimento do COB, tornando-se uma Confereração Reconhecida.

O Floorball e as Olimpíadas

  • A IFF, a Federação Internacional de Floorball, faz parte do COI há mais de 10 anos e participa de algumas iniciativas esportivas e não-esportivas organizadas pelo COI.
  • O Floorball está The World Games, Jogos Mundiais, uma competição global reconhecida pelo COI. Em 2022 o Floorball estará na sua terceira edição dos jogos e contará com seleções de 8 países.

Os impeditivos para o floorball ser um esporte presente nos Jogos Olímpicos de Verão são, principalmente:

  • Similaridade com o hóquei na grama, um esporte Olímpico desde 1928. Isso significa ter patrocinadores e muitas competições de rendimento, um caminho que o floorball ainda está trilhando;
  • O Floorball ainda precisa crescer em popularidade, tornar-se mais conhecido;
  • O IFF está direcionando esforços para países que estejam desenvolvendo o esporte nas principais regiões do mundo, para ter representatividade de mais continentes.

Saiba mais sobre a ABF e suas entidades filiadas

Fontes: IFF, COB, OTDFloorball Campinas