Mesmo no pior ano para o floorball desde o início do Censo, alguns resultados trazem esperança.

Em ano difícil sem competições e com queda na quantidade de atividades e de jogadores casuais, núcleos aumentam integração.

A presença da pandemia e a resposta da sociedade brasileira a ela impactaram muito a prática do floorball durante o ano de 2020 e provavelmente até meados de 2021. Com queda de 82% na quantidade total de pessoas que jogaram o floorball, o número de praticantes é o menor desde o início da contagem. 

Número de jogadores de floorball

O ano, entretanto, traz fatos que aumentam a esperança sobre a velocidade de recuperação quando atividades retornarem. Os núcleos, organizações com liderança e que realizam atividades da modalidade, aumentaram a sua integração. Um acordo entre ABF (Associação Brasileira de Floorball) e Floorball4All, organização internacional de impacto social, garantiu equivalência de cursos, aproximando entidades e associados. O aumento no número de respondentes ao Censo e maior comunicação são indícios de que, com boas políticas, o futuro do floorball será maior e melhor assim que a bola voltar a rolar.

Apresentação

Ver principais resultados do Censo 2020

A ABF e diversos núcleos realizaram iniciativas para manter o floorball ativo. Conheça algumas delas: